Distanciamento social é tema de “Apartá”, novo single da banda Pássaro Vivo


Buscando novas estratégias e maneiras de produzir arte em meio à pandemia do novo coronavírus, a banda patense Pássaro Vivo lançou o single “Apartá”. A música foi elaborada à distância pelos integrantes do grupo, num processo em que cada um gravava a própria parte em casa. Para ilustrar o registro, um vídeo colaborativo foi elaborado com a participação de dançarinos e artistas de todo o país.

A letra da canção foi escrita de forma despretensiosa pelo vocalista e percussionista Marcello Soares, que teve a ideia após se deparar com uma publicação de vídeo no Facebook, que tratava sobre a hipocrisia de parte da sociedade em relação às demonstrações de afeto, agora abaladas pela pandemia.

“Eu queria ilustrar como havia sido natural para algumas pessoas, o processo de afastamento provocado pelo COVID-19, daí veio o refrão ‘Tá tudo bem não ganhar o teu abraço, tá tudo bem não dar aberto de mão, porque agora tão chamando de cuidado, o que por um descuido eu já não faço a um tempão’ “, explicou o músico, que enviou o trecho para os colegas de banda, dando início ao processo criativo.

A partir disto, cada membro da banda enviava ideias e a canção ia sendo construída por partes, como explica Lucas de Paula, voz e cordas do Pássaro Vivo. “Respeitando o distanciamento social, e utilizando os recursos de que dispúnhamos, cada um foi gravado o próprio instrumento em casa, e por fim, o nosso baixista, Alan Girardeli, que também é produtor musical no estúdio Daumrec, mixou e masterizou a faixa”.


Assim como todos os artistas mundo a fora, a banda não está gerando receita por não estar se apresentando em festivais e eventos, o que fez com que o novo single do Pássaro Vivo fosse pensado para não custar nada aos integrantes. Assim nasceu o videoclipe de “Apartá”, que também foi feito de colaborativa por meio da expressão corporal de artistas e dançarinos brasileiros que lhes enviaram os vídeos.

Como foi gravado pelos celulares dos convidados, o vídeoclipe da canção mantém o formato vertical. Performaram os artistas Fran Rocha, Glaydson Oliveira (Índio), Jussara Miller, Líris Guaianás, Maíra Miller, Marcella Melgaço, o próprio Marcello Soares, Sandra Miller, Thiago Mathias e Vinícius Araújo.

A atriz de teatro Marcella Melgaço, que atua no Grupo Tupam (Grupo de Teatro Universitário de Patos de Minas), adorou participar do clipe. “Sempre dancei desde pequena, mas estava há anos afastada dessa arte, bem enferrujada. O convite surgiu como um desafio e uma forma de ajudar a reascender a arte da dança em mim”, relatou Marcella, que gravou a coreografia em casa.

“Apartá” carrega o suingue característico da mistura de elementos da música brasileira, com ênfase mineiro e nordestino, mostrado pela banda no primeiro álbum “Sobre Asas e Raízes”, lançado em 2019. Com uma levada leve e envolvente, a música também incorpora um riff de guitarra influenciado pela cúmbia, popular gênero musical colombiano.

A capa do single feita por Humberto Alves, sugere a aproximação das pessoas, mesmo que distantes, por meio de diferentes texturas de paredes. Além de Alan, Lucas e Marcello, a banda Pássaro Vivo também é composta pelo baterista, flautista e vocalista Ciro Nunes e pelo guitarrista e vocalista Alexandre Rosa. Esta é a primeira canção da música, sem a vocalista e percussionista Maria Zanuncio, que deixou o grupo devido à gestação.

Postar um comentário

0 Comentários