Terra Sem Sombra: 14 anos de concertos de música clássica

Por Caio Machado

Grupo "DoContra" em apresentação na
Igreja do Rosário em 2017 / Caio Machado

O Projeto Terra Sem Sombra foi criado no ano de 2006 pela patense Luana Romão e pela belorizontina Miriam Bastos. Ambas pianistas e apaixonadas por música clássica, elas perceberam a demanda da realização de um evento voltado para o segmento em Patos de Minas, que até então não possuía nada do tipo.

A iniciativa musical foi viabilizada pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura (Rouanet), que possibilitou que empresas e pessoas físicas de Patos de Minas apoiassem financeiramente o evento, com patrocínios que são deduzidos na declaração do imposto de renda dos mesmos.

A primeira apresentação do projeto ocorreu no dia 30 de setembro de 2006, no Teatro Municipal Leão de Formosa, com um concerto internacional do Duo Kreutzer, composto pelo violinista alemão Goetz Hartmann e a pianista argentina Mirta Herrera. De casa cheia, o público prestigiou peças de Johannes Brahms e Astor Piazzolla.

Hartmann e Herrera no primeiro espetáculo
do Projeto Terra Sem Sombra em 2006

No mesmo ano, foram realizadas apresentações do violonista Aliéksey Vianna, do Quarteto Sopros (que realizou um concerto didático para alunos da Escola Municipal Prefeito Jacques Corrêa da Costa), do Duo Burgani e da Beagá Wind Ensemble, consolidando um público fiel e ávido por novos espetáculos de música clássica.

Em 2007, cinco concertos nacionais e internacionais foram realizados, quatro deles no Teatro Municipal e um deles na Escola Estadual Professor Antônio Dias Maciel. Destaque para a apresentação do Quarteto Matizes, composto por Eliane Tokeshi (violino), Guida Borghoff (piano), Ji Yon Shim (cello) e Ricardo Kubala (viola).

Nos anos subsequentes, o Projeto Terra Sem Sombra continuou sendo promovido gratuitamente, com a missão de democratizar o acesso e descomplicar a música clássica, bem como familiarizar e quebrar o estranhamento do público patense com instrumentos de orquestra e câmara.

As idealizadoras Miriam Bastos e Luana Romão

Em ocasiões especiais, os concertos foram realizados fora do Teatro Municipal, como no ano de 2012, em que o espetáculo “A Canção Francesa” ocorreu na Igreja Nossa Senhora de Fátima, ao término de uma missa, encantando os fiéis e o público, que prestigiaram a cantora Marilia Vargas e a excêntrica harpa de Angela Duarte.

No mesmo ano, o consagrado gaitista brasileiro José Staneck executou obras de Frédéric Chopin e Tom Jobim, ao lado da pianista Josiane Kevorian, em um divertido espetáculo comparativo da música erudita com a música popular brasileira, sendo ovacionados pelos patenses no Teatro Municipal.

Uma parceria com o Festival Balaio de Arte e Cultura permitiu com que uma enorme quantidade de patenses assistissem ao espetáculo da Banda Sinfônica da Escola de Música da UEMG no Parque de Exposições Sebastião Alves do Nascimento, realizado no ano de 2014.

Crianças interagindo com o musical
"Operilda na Orquestra Amazônica" / Mariana Cruz

Já no ano seguinte, o notório espetáculo musical infantil “Operilda na Orquestra Amazônica” foi apresentado na Avenida Getúlio Vargas, com a migração do Festival Balaio para o centro de Patos de Minas, consolidando a data de 05 de setembro de 2015, como uma das mais memoráveis do Projeto Terra Sem Sombra.

A pianista Mirta Herrera participou quatro vezes do Projeto Terra Sem Sombra. Na última delas, em 2017, promoveu ao lado dos artistas Hugo Niro (percussão), Pablo Cassiba (tenor), Beatriz Lozano (soprano), Andrea Cioni (bailarino) e Teresa Furno (bailarina), o espetáculo de música folclórica argentina “Madre Tierra”.

Devido à interdição do Teatro Municipal, a partir do ano de 2018, todos os espetáculos do Projeto Terra Sem Sombra foram realizados em igrejas do município de Patos de Minas, contemplando também, a Igreja Nossa Senhora das Dores, no distrito de Chumbo, com a apresentação do Quarteto Horizonte.

Teatro Municipal cheio durante concerto
do Projeto Terra Sem Sombra.

O último espetáculo do Projeto Terra Sem Sombra ocorreu no dia 16 de fevereiro de 2020, na Igreja São Benedito, com um concerto do Quinteto Metais Gerais. Desde então, as atividades seguem congeladas devido as regras de isolamento social do coronavírus que impedem a realização de espetáculos musicais.

Pelas redes sociais Facebook e Instagram, a iniciativa cultural divulga vídeos enviados por músicos de todo o mundo, que já participaram de concertos na cidade, com imagens de apresentações musicais realizadas à distância e mensagens positivas de solidariedade e dicas de enfrentamento à pandemia.

Em 14 anos de história, 69 concertos foram realizados em Patos de Minas pelo Projeto Terra Sem Sombra, que conta com o apoio cultural do HZ Hotel e apoio institucional da Prefeitura Municipal, além do patrocínio das empresas patenses Ditrasa, DB, Coferpa, Produtos Sano e Medic Imagem.


Apoie o jornalismo independente e colabore com doações mensais de a partir de R$1,99 no nosso financiamento coletivo do Padrim: https://padrim.com.br/jornaldepatos

Postar um comentário

0 Comentários