Ouça “Yeye Okê “, single de estreia de Flavy e os Espelhos de Okê

Por Caio Machado


Lançado nesta sexta-feira (18), “Yeye Okê” é o primeiro single da mais nova banda patense Flavy e os Espelhos de Okê. Com sonoridade que mescla elementos de psicodelia e MPB, o trabalho é liderado pela vocalista coromandelense Flavy Matos.

O single começou a ser produzido seis meses atrás por Flavy e Alan Girardeli, que enviaram uma prévia para os irmãos Biel Faria e Timonha, ex-integrantes da banda “O Berço” que atualmente residem nos EUA, para que a dupla colaborasse.

Biel Faria gravou os violões que tocam durante o decorrer da música e Timonha contribuiu com a vocalização presente no começo da faixa, com instrumentos de percussão e com arranjos no piano elétrico Fender Rhodes.

Flavy compôs a letra, cantou, tocou percussão e junto de Alan, elaborou as linhas de baixo, que foram gravadas pelo músico, que além de assinar a produção da música fez as linhas de bateria e percussão. As guitarras foram gravadas por Alexandre Rosa.

Com sonoridade envolvente, “Yeyê Okê” transita pelas cadências do violão e as camadas de vozes de Flavy. Cercada por um pulsante contrabaixo e densos arranjo percussivos, a faixa é levada para vários lugares com a guitarra e o teclado.



A ideia da canção originou de um passeio à uma cachoeira feito por Flavy Matos, que decidiu exaltar musicalmente a natureza, a maternidade e a mulher, bem como homenagear a divindade iorubá Yeyê Okê.

As religiões de matrizes africanas serão um dos elementos norteadores da concepção do trabalho. A capa por exemplo, é uma representação do orixá Oxum, ilustrada digitalmente pelo artista patense Gabriel Marchetto.

A banda Flavy e os Espelhos de Okê é composta pelos músicos Alan Girardeli (teclado e sintetizador), Alexandre Rosa (guitarra), Ciro Nunes (bateria), Giordano Bruno (metais e percussão) e Marcelo Martins (baixo).

Por se tratar de um projeto performático que engloba artes cênicas, o grupo também contará com a adição dos atores do Grupo Tupam José Vitor Braga e Marcella Melgaço, que além de atuar e dançar, também irão cantar.

Este é o primeiro trabalho autoral da cantora Flavy Matos, que também lidera o projeto Flavy Matos & The Kosmic Blues. Ela afirma que os Espelhos de Okê é um projeto de autoconhecimento e uma forma de criar uma arte integrativa.

A canção “Yeyê Okê “ está disponível nas principais plataformas de streaming como Spotify e Deezer. Nos próximos será lançado um material audiovisual da faixa no YouTube. Siga o projeto no Instagram: https://www.instagram.com/flavyeosespelhosdeoke/

...

Este conteúdo foi possibilitado por diversos financiadores, dentre eles, a Liliane Borges. Faça como ela e apoie o jornalismo independente colaborando com doações mensais de a partir de R$5 no nosso financiamento coletivo do Catarse: http://catarse.me/jornaldepatos

Postar um comentário

1 Comentários

Obrigado por comentar!