Artistas patenses cobram diálogo com secretário de cultura e ajuda financeira do poder público

Por Caio Machado


Um ofício protocolado na última quinta-feira (18), por representantes de diversos movimentos culturais patenses, cobra pela abertura de diálogo com o atual secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer Ivan Rosa e pelo endereçamento de verbas já obtidas pela pasta de modo à subsidiar a classe artística severamente prejudicada pela pandemia do novo coronavírus.

O ofício de oito páginas afirma que Ivan Rosa estaria se esquivando das tentativas de diálogos feitas pelos artistas, produtores e agentes culturais. Segundo os solicitantes, que anexaram imagens ao documento evidenciando o fato, o secretário teria até deixado um grupo de WhatsApp após ser indagado sobre ajuda financeira durante a pandemia.

Além das queixas em relação à dificuldade de diálogo com o secretário, os solicitantes relembram da existência de três fundos municipais da pasta de cultura que se encontram em desuso, sendo eles: Fundo Municipal de Cultura (que dispõe do montante de um milhão de reais), Fundo Municipal de Patrimônio Cultural e Fundo Municipal de Turismo.

O clamor dos representantes dos movimentos culturais é que a verba não seja redirecionada para outras pastas e mantida para fins culturais e turísticos, salientando que devido à crise sanitária do coronavírus, a classe cultural, que envolve não só artistas, mas produtores culturais e prestadores de serviços diversos, passa por imensa dificuldade.

Por fim, o ofício endereçado ao prefeito Luís Eduardo Falcão clama para que ocorra a reabertura imediata de diálogo entre Ivan Rosa e os artistas patenses para realizarem de forma conjunta projetos culturais emergenciais utilizando os recursos disponíveis ou caso contrário, a reformulação na equipe da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

🦆

Este conteúdo foi possibilitado por diversos financiadores. Façam como eles e apoiem o jornalismo independente colaborando com doações mensais de a partir de R$5 no nosso financiamento coletivo do Catarse: http://catarse.me/jornaldepatos

Postar um comentário

0 Comentários