A proeminente carreira da cantora lírica patense Francielle de Barros

Por Caio Machado


A jovem cantora lírica Francielle de Barros iniciou os estudos musicais no Conservatório Municipal “Galdina da Costa Rodrigues” na adolescência e quando ainda morava em Patos de Minas, era vista cantando nas missas da Catedral de Santo Antônio e em várias igrejas da cidade.

Posteriormente, Francielle graduou-se em Canto pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e não parou mais, ganhando destaque no cenário brasileiro e internacional de canto lírico, se aperfeiçoando em cursos por todo país e até mesmo nos Estados Unidos.

Na OSESP - Sala São Paulo

Após se mudar para São Paulo, a jovem cantou em palcos como o Theatro Municipal de São Paulo, o Teatro Bradesco e acompanhada da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) na famigerada Sala São Paulo, uma das salas de concertos mais importantes do mundo, segundo o periódico britânico The Guardian.

No início do ano de 2021, ela recebeu um convite para apresentar as temporadas de concertos com a Orquestra Bachiana Filarmônica SESI-SP (atualmente considerada a maior orquestra privada do país), sob a regência do renomado pianista e maestro João Carlos Martins.

Em janeiro de 2021, durante Concerto no Teatro Bradesco em SP

Em entrevista ao Jornal de Patos concedida via WhatsApp, Francielle de Barros conta mais sobre a carreira internacional de cantora lírica:

Jornal de Patos: O interesse por cantar veio desde a infância? Você se lembra quando cantou pela primeira vez?
Francielle de Barros: Desde criança eu tive muito interesse pelas artes em geral. Adorava ouvir as orquestras e cantores nos programas de Concertos da TV Cultura, amava balé, assistir musicais, além de cantar. Cantei pela primeira vez para o público na Catedral de Santo Antônio, em uma apresentação do Conservatório. Solei a canção Panis Angelicus do compositor César Franck. Nesse período eu já estava fazendo diversas aulas no Conservatório de Patos de Minas, bem como aulas particulares para complementar os estudos musicais.

JP: Quando você começou a estudar no conservatório e como foi a experiência?
FB: Ingressei no conservatório de Patos de Minas aos 14 anos de idade. Fazia aulas de flauta doce, violão, piano, teoria musical, percepção musical e canto coral. Contava os dias da semana para quando eu teria as aulas de música ou ensaios de apresentações.

Ensaiando na Fundação do Teatro Municipal

Meu interesse foi crescendo cada vez mais, até que, ao finalizar os estudos no conservatório, decidi que tinha que continuar buscando mais conhecimento (e aperfeiçoamento técnico) no que eu mais amava fazer: cantar. Assim, decidi prestar a seleção para concorrer a uma vaga no Curso Técnico em Música em Uberlândia. No conservatório de Uberlândia foram mais três anos de estudo.

JP: Conte um pouco sobre a graduação na UFU.
FB: Meu interesse pelo Bacharelado em Música (Canto) se deu no momento em que eu estava quase finalizando o curso técnico. Resolvi fazer o vestibular de Música na Universidade Federal de Uberlândia. Foram cinco anos de estudos em tempo integral durante o curso. Aprendi bastante durante o Bacharelado, fiz grandes amigos e também tive a oportunidade de realizar turnês de concertos pelo Brasil representando a UFU.

A cantora em San Francisco Opera, Califórnia, EUA

JP: Como foi a experiência de se aperfeiçoar musicalmente nos EUA.
FB: O estudo da música erudita requer um esforço constante. Além do domínio de vários idiomas, exige-se um nível técnico vocal muito alto, o que requer muitas horas de estudo por dia. Minha última experiência internacional foi em San Francisco com a grande soprano Deborah Voigt, período em que fiquei um mês estudando na Califórnia.

JP: Quais são os próximos passos para a carreira?
FB: Recentemente fui uma das quatro cantoras escolhidas mundialmente para MasterClasses em Londres pelo National Opera Society e também fui aprovada para o Berlim Opera Academy para cantar a ópera A Flauta Mágica, em Berlim.

Acompanhe o trabalho da cantora lírica, seguindo o perfil dela no Instagram @barrosfrancielle ou procurando por Francielle de Barros no Facebook.

🦆

Apoie o jornalismo independente colaborando com doações mensais de a partir de R$5 no nosso financiamento coletivo do Catarse: http://catarse.me/jornaldepatos. Considere também doar qualquer quantia pelo PIX com a chave jornaldepatoscontato@gmail.com.

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Parabéns Francielle por sua linda trajetória!!!! 👏👏👏👏 Sou sua fã desde o conservatório. 😊

    ResponderExcluir
  2. Francielle fantástica. Siga repartindo o amor pelo que faz com todos nós!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns minha afilhada . Nós da família Barros temos muito orgulho de você 💖😍👏👏 e apoiamos em todos sentidos . Vc será uma das melhores sopranos do mundo . Nasceu para cantar . E uma benção de Deus . A família Barros e uma família abençoada pois temos muitos com dons especiais sobretudo de excelentes mestres educadores renomados . Vc teve um avô AMANCIO Luiz de Barros apelidado Amancio do Deco Caetano uma sumidade.Estudou em Viçosa e foi. Um expertnas ciências agrárias .Tanto e que temos inúmeros agrônomos engenheiros de de grande renomena família Barros. Sucesso sempre Beijos 💋💋💖❤️❤️ Deus te abençoe grandemente e nossa família 🙏🙏🙏🙏🙏 Obrigada Jesus Cristo por tudo que somos e temos . . Pois recebemos de Deus nosso criador . Deus e tudo .Shalom

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!