Compac de Presidente Olegário irá produzir podcast sobre pinturas rupestres encontradas em gruta

Conselho Municipal do Patrimônio Cultural se reuniu nesta quarta-feira (12/05) para deliberar sobre o projeto educativo/cultural.


Em decisão unânime, os membros aprovaram o apoio ao projeto de conscientização e valorização das pinturas rupestres, proposto por Helvécio Furtado Junior, gestor cultural da região que vem acompanhando os achados.

Estiveram presentes além do proponente, os conselheiros Adamilton Oliveira, Camila Sousa, João Paulo Pinheiro, Leandro Nunes, Lidiany Araújo, Nilda Borges, Rogério Honorio e Valdeir Roque. Foram discutidas as potencialidades das ações propostas, e deliberou-se pelo apoio à realização de um podcast, uma websérie documental, e um pack de fotografias profissionais e em alta resolução com o objetivo de divulgar estrategicamente a descoberta.

Com estas ações, o conselho investe na conscientização popular sobre a importância das pinturas rupestres, além de chamar a atenção para as potencialidades econômicas das descobertas. Além do benefício social, o investimento aumentará a pontuação do município na lei do ICMS cultural, efetivamente trazendo mais recursos para o município.

Quando estiver pronto, tanto o podcast quanto os documentários ficarão disponíveis gratuitamente na internet, e também serão utilizados pela rede municipal de ensino para reforçar estratégias de educação patrimonial. A ação faz-se necessária, uma vez que os indícios de vandalismo nos sítios arqueológicos são muitos.

O COMPAC pede que qualquer avistamento de possível sítio ou artefato arqueológico seja informado ao poder público, e aconselham os proprietários de terra que saibam de outras pinturas em suas propriedades, que procurem o órgão para saber das possibilidades de parcerias econômicas sobre esses achados. O contato da Casa da Cultura é (34) 99768-5556, e o da Secretária Municipal de Educação é (34) 3811-1006.

🦆

Apoie o jornalismo independente colaborando com doações mensais de a partir de R$5 no nosso financiamento coletivo do Catarse: http://catarse.me/jornaldepatos. Considere também doar qualquer quantia pelo PIX com a chave jornaldepatoscontato@gmail.com.

Postar um comentário

1 Comentários

Obrigado por comentar!