Por Caio Machado
A partir das 20h do dia 23 de novembro, a Igreja Nossa Senhora do Rosário, será palco de um concerto dedicado à música barroca com a apresentação do Quarteto Bachiano, promovida pelo Projeto Terra Sem Sombra. Com entrada franca, o evento contará com obras do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), interpretadas pela cantora soprano Márcia Diniz, o cravista Antônio Carlos de Magalhães, o flautista Alexandre Braga, além da participação especial do violinista Rommel Fernandes.
A proposta do concerto promovido pelo Projeto Terra Sem Sombra é oferecer ao público patense um panorama da música barroca, com interpretações que ressaltam a diversidade do repertório de Bach. O programa musical do Concerto Bachiano conta com uma seleção de obras e arranjos de peças consagradas do compositor barroco, com destaque para “Ave Maria”, o Tema do Coral "Jesus Alegria dos Homens" e alguns movimentos das Cantatas BWV 106 e 156.
Sob a direção artística de Miriam Bastos e produção de Luana Romão, o recital tem o apoio cultural do HZ Hotel, patrocínio da Ditrasa e é realizado em parceria com a Prefeitura de Patos de Minas e o Conservatório Municipal Galdina Correa da Costa. O evento apresentado pelo Ministério da Cultura visa fomentar e democratizar o acesso à música clássica e introduzir o repertório de Bach, um dos maiores e mais celebrados compositores da história.
Ficha técnica dos músicos:
O flautista Alexandre Braga é formado pela UFMG e professor de História da Música na Orquestra Filarmônica de Minas Gerais desde 2008. Gravou três CDs com a pianista Elvira Gomes, é autor de livros diversos sobre música clássica e organiza encontros de Apreciação Musical na IDEA Casa de Cultura.
A soprano Márcia Diniz estudou na Escola de Música de Brasília e foi solista no Coral Ars Nova da UFMG. Com experiência em ópera, atuou em papéis notáveis e obteve o título de Mestre em Performance Vocal pela Montclair State University. Participou de coros como o da OSESP e de concertos no Brasil e no exterior.
Antonio Carlos de Magalhães é cravista e diretor do projeto Segunda Musical na Assembleia Legislativa de Minas Gerais desde 2009. Formado em piano pela UFMG e pós-graduado pela UEMG, é um dos fundadores do Collegium Musicum de Minas, ministra master classes, publica artigos, e gravou cinco discos solo.
Já o violinista Rommel Fernandes, estudou no Conservatório de Pouso Alegre e concluiu bacharelado na Unesp, com mestrado e doutorado nos EUA. Atuou no Lucerne Festival Academy e Tanglewood Music Center e foi músico convidado das sinfônicas de Boston e Chicago e realiza estreias de música contemporânea.
🦆
Apoie o jornalismo independente colaborando com doações mensais de a partir de R$5 no nosso financiamento coletivo do Catarse: http://catarse.me/jornaldepatos. Considere também doar qualquer quantia pelo PIX com a chave jornaldepatoscontato@gmail.com.
0 Comentários
Obrigado por comentar!