O preço do regionalismo

 Por Teófilo Arvelos

Imagem: Pixabay

Em viagem pelo norte do estado do Rio de Janeiro, à beira dum morro de pedra, um empresário experiente, conterrâneo meu, parou numa venda de caldo de cana. Para a sua surpresa, lá não se vendia garapa, nome estrangeiro naquelas terras quentes, do qual os vendedores nem davam notícia. Mas a aparência e o gosto do caldo de cana que comprou, conforme pôde constatar, coincidiam com os de garapa: uma água suja e doce — saborosíssima. Contou-me ele que, ao final, sugeriu aos vendedores: “Se alguém pedir garapa, digam que têm, entreguem caldo de cana e cobrem dois reais a mais”.


Teófilo Arvelos é autor de seis livros de poesia, publicados pelo Grupo Editorial Atlântico. Formado em Geografia pela Unicamp, atualmente faz mestrado na mesma área e instituição.

🦆

Apoie o jornalismo independente colaborando com doações mensais de a partir de R$5 no nosso financiamento coletivo do Catarse: http://catarse.me/jornaldepatos. Considere também doar qualquer quantia pelo PIX com a chave jornaldepatoscontato@gmail.com.

Postar um comentário

0 Comentários