Cassio San, o patureba youtuber, publicitário, cineasta e engenheiro civil

Por Caio Machado

Cassio Santana é um publicitário, cineasta e engenheiro civil que ganhou certa notoriedade na internet por meio do canal QG Curioso no Youtube. Ele reside em Santarém, no Pará, onde possui uma agência de publicidade e concilia as demais atividades em que se especializou.

A ligação de Cassio com Patos de Minas teve início pouco após o nascimento dele na cidade de São Gotardo. Ele se mudou com a família para o município patense, para que os pais dele iniciassem um novo modelo econômico: uma fábrica de caixões no Bairro Várzea!

O patureba morou com os pais no Bairro Bela Vista por todos os anos em que residiu na cidade. Brincava de golzinho nas ruas, polícia e ladrão, bolinha de gude, trole e todas as distrações de crianças dos anos 90. “Lembro que íamos bastante no CSU do bairro e buscávamos leite de soja em um asilo”, recordou.

Mas foi nos arredores da fábrica de caixão dos pais de Cassio, que ele construiu diversas memórias afetivas enquanto brincava na famosa praça do Projeto Saci. Ele aprendeu a andar de bicicleta na orla da Lagoa Grande, porém só foi retirar as rodinhas de apoio no Saci.

Cursou o maternal na Creche Sítio do Picapau Amarelo e por recomendação das professoras, pulou a pré-escola e ingressou direto na 1ª série. Foi um ano conturbado, que começou no Centro Educacional Criança Feliz, e por falta de grana seguiu pra Escola Municipal Prefeito Jacques Corrêa da Costa, onde permaneceu pouco tempo devido à distância, e por fim matriculou no Polivalente, onde ficou até a 3ª série.

Em seguida, ele foi para a Escola Estadual Marcolino de Barros, da qual guarda boas lembranças dos amigos que fez e dos professores com quem estudou. Nas aulas de educação física, sempre sobrava por último nas partidas de queimada, por esquivar bem das bolas dos oponentes. Ele estudou por lá da 4ª a 5ª série, quando teve que se mudar de Patos de Minas.

Os negócios na fábrica de caixões não iam bem, e os pais de Cassio decidiram recomeçar em Uberlândia, com uma serralheria. O negócio não fluiu tão bem quanto imaginaram e a violência da cidade fez que a família cogitasse mudar novamente. “Fomos assaltados cinco vezes em um ano, era muito estressante e violento”, contou.

A família Santana cogitou ir para alguma cidade em ascensão para recomeçar mais uma vez. A capital do Tocantins chegou a ser uma das opções, mas Palmas foi deixada de lado para que eles se mudassem para Santarém, terra natal da mãe de Cassio. No local, o pai dele buscou novos horizontes financeiros por meio da venda de ferro.

Cassio estabilizou e começou a se interessar por publicidade e vídeo, quando estava prestes a concluir o ensino médio, tentou vestibular para Engenharia Civil, mas perdeu o prazo da inscrição. Para não fica parado, por sugestão da mãe, ele fez o curso de Publicidade das Faculdades Integradas do Tapajós e se apaixonou pela área.

Ele graduou em Publicidade no ano de 2012 e se mudou para Curitiba no ano seguinte para estudar Cinema Digital no Centro Europeu. O curso tinha a duração de um ano e meio e no fim de 2013, voltou para Santarém e ingressou em Engenharia Civil pela ULBRA (Universidade Luterana do Brasil), concluindo remotamente e simultaneamente o curso de cinema.


Por mais que estivesse conciliando três áreas, de certa forma, bastante distintas, Cassio ainda conseguiu tempo, para de maneira despretensiosa, criar vídeos para o Youtube. Em 2016, ele lançou o canal “Quanto Ganha”, e postava vídeos esporadicamente, mostrando quanto youtubers famosos arrecadavam na plataforma.

Ele não comentou com ninguém e sequer imaginava que o canal poderia dar certo. “Em pouco mais de dois meses, os vídeos começaram a bombar e repercutir de uma maneira assustadora. Mantive sigilo por uns tempos, quando consegui 100 mil inscritos, até abri mão de receber a placa comemorativa do Youtube”, relatou.

Foi quando o canal alcançou 200 mil inscritos que o patureba decidiu abrir o jogo e contar para os pais e a namorada. Ele também decidiu abranger mais a temática dos vídeos e mudou o nome de “Quanto Ganha” para “QG Curioso”. De lá pra cá, o canal soma 494 mil inscritos e mais 45 milhões de visualizações.

Devido ao número de atividades simultâneas que realiza, o canal chegou a ficar inativo durante o ano de 2019, mas com a chegada da pandemia do novo coronavírus, Cassio voltou a se dedicar ao conteúdo online. “Perdi alguns clientes da agência de publicidade, algo que eu já queria para desafogar, e agora focarei mais no canal”.

Cassio San”, como se intitula no Youtube, chegou a visitar Patos de Minas, umas duas ou três vezes após se mudar, para visitar os primos Elmo e Renato Santana, filhos dos tios que compraram a casa em que ele residia no Bairro Bela Vista, do qual o galpão ao lado, construído pelo pai, hoje abriga a Agência Shift, dos mesmos primos.

“Sinto bastante falta dos meus primos e dos amigos que fiz no Marcolino de Barros. Do Ronan Ribeiro, do Rumenig Moreira, do Tarcísio, do Lucas Fix, que ainda troco bastante ideia. Uma das coisas que eu mais gostava de Patos de Minas, era do clima frio, que não temos aqui no Pará”, concluiu.

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Eu gosto muito do cassio san

    ResponderExcluir
  2. Parabens foi linda a homenagem ao Cassio Santana ele merece .

    ResponderExcluir
  3. Boa, Cássio. Legal essa reportagem contando sua história. Parabéns, teia.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!