Documentário patense sobre Congado concorre em festival internacional de cinema

Por Caio Machado


O documentário patense “Congado: Um Reino Oculto no Brasil Profundo” está concorrendo na categoria de Mostra Competitiva Universitária do 13º Festival Internacional de Cinema Escolar MacacuCine.

Dirigido por Helvécio Furtado Junior (roteiro) e Reginaldo Gonçalves (fotografia), o documentário de quase 22 minutos registra as tradições de ancestralidade africanas do Congado realizadas no município de Patos de Minas.

Produzido em 2020, por meio de recursos provenientes da Lei Aldir Blanc, o curta-metragem concorre à prêmios de até dez mil reais no festival, com outros 21 documentários de escolas e universidades de todo o país.

Além do Festival Macacucine, o documentário também foi aprovado na Mostra de Maio do festival [Em]curtas, de Uberlândia, e na mostra Lift-Off Sessions, que acontece bimestralmente em Londres, Inglaterra.

Segundo os autores, a iniciativa mostra que além de valor social, a cultura também possui valor econômico, já que o documentário remunerou os grupos de congadeiros realizadores, e depois de pronto, continua a dar frutos aos envolvidos.

Os vencedores da categoria de Mostra Competitiva Universitária serão escolhidos por meio de um júri técnico e pelo júri popular, aberto à todas as pessoas, que podem participar votando pela internet, clicando aqui.

Assista ao documentário na íntegra por meio do canal do YouTube oficial do festival internacional de cinema escolar. Para mais informações sobre o 13º MacacuCine, acesse o site oficial do evento.

🦆

Este conteúdo foi possibilitado por diversos financiadores. Façam como eles e apoiem o jornalismo independente colaborando com doações mensais de a partir de R$5 no nosso financiamento coletivo do Catarse: http://catarse.me/jornaldepatos

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Muito bom!!! 👏👏👏👏Que saudade do congado na Praça do Rosário!!!!

    ResponderExcluir
  2. Sei apreciar! Fico empolgada com os vingadores passando

    ResponderExcluir
  3. Muito bom manter viva nossos congados

    ResponderExcluir
  4. Emociona saber que em Patos há gente habilidosa que se importa com nossas raízes.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!