Escute “Homem de Lata”, explosivo e magnético single de estreia do projeto musical UIVO

Por Caio Machado

Capa do single "Homem de Lata"/ Arte por Matheus Augusto, Igo Maia e Kerolayne Aíssa

UIVO é o resultado da junção das nuances e peculiaridades de dois amigos que se conheceram por meio da música. Igo Maia chega com a parte lírica, Luzzar com o aparato da música eletrônica. O resultado é uma sonoridade sintetizada e pungente, com meandros e ecos da música popular brasileira.

Natural de Vazante/MG, Igo Henrique Rocha Mendes Maia conheceu o goiano João Luiz A. Rodrigues (que adotaria a alcunha Luzzar anos mais tarde), em Goiânia/GO, numa banda chamada Blues House. Igo era músico desde os 12 anos de idade e João desde os 13, ambos passaram por várias bandas ao decorrer da vida.

Segundo Igo, a química criativa e filosófica dos dois bateu de imediato, e eles decidiram formar um outro projeto, em que eles se concentravam em rock nacional e internacional, num árduo revezamento de instrumentos. Na banda Blindcast, Igo relata que cantava, tocava bateria, baixo, etc.

Com o passar do tempo, Igo migrou para outra banda de blues chamada Hangover, na cidade de Catalão/GO e na mesma cidade João deu início ao projeto Luzzar, que lhe renderia renome no meio da música eletrônica, presença massiva em playlists do gênero e centenas de milhares de execuções nos streamings.

Igo se mudou a trabalho para a cidade de Patos de Minas, onde seguiu compondo e escrevendo poesias, inclusive recrutando a coluna de literatura do Jornal de Patos. A urgência de continuar se expressando musicalmente uniu novamente a dupla, com a proposta de Luzzar em remixar a música “Homem de Lata” de Igo Maia.

Igo Maia e Luzzar / Arte por Matheus Augusto

A princípio, o projeto levaria apenas o nome de Igo Maia, mas como Luzzar foi responsável pela nova roupagem eletrônica do projeto, eles decidiram a adotar o nome UIVO, fazendo menção ao título de um poema escrita por Igo, que reverencia a mística figura do lobo, já que ambos se interessam por temas holísticos.

“Homem de Lata” nasceu como uma canção folk, que poderia remeter a algo de Rubel ou Tim Bernardes e com a produção de Luzzar se transformou numa canção eletrônica, com uma mistura densa de sintetizadores vívidos, acordes sincopados e sutil sobreposição de vozes que evocam timbres de artistas como Labrinth e Khalid.

A letra da música resgata o icônico personagem do livro “O Maravilhoso Mágico de Oz” de L. Frank Baum, consagrado no cinema com a adaptação de 1939, dirigida por Victor Fleming. Igo Maia quis aflorar algo enclausurado pela blindagem de lata, numa explosão magnética e sinestésica de cores e sentimentos.

Lançada de forma independente pela Groove Garden, “Homem de Lata” tem a produção assinada por Luzzar. A mixagem e masterização é de Rodrigo Vale e a parte gráfica foi elaborada pela designer Kerolayne Aíssa, com a colaboração de Matheus Augusto e do próprio Igo Maia.

A faixa está disponível para audição na íntegra nos principais serviços de streaming, como Spotify, Deezer e Apple Music. Para ficar antenado aos próximos lançamentos musicais do projeto UIVO, siga o duo pela conta oficial no Instagram: https://www.instagram.com/uivo.oficial/.


🦆

Apoie o jornalismo independente colaborando com doações mensais de a partir de R$5 no nosso financiamento coletivo do Catarse: http://catarse.me/jornaldepatos. Considere também doar qualquer quantia pelo PIX com a chave jornaldepatoscontato@gmail.com.

Postar um comentário

1 Comentários

Obrigado por comentar!