WhoSession, o projeto audiovisual que divulga músicas autorais patenses

Por Caio Machado


Criado pelo fotógrafo Junior Silva, o WhoSession é uma experiência audiovisual criada para divulgar o trabalho de músicos independentes de Patos de Minas.

O projeto ocorre por meio de seções com os artistas, gravadas em diferentes locações, para que por meio de apenas um take, seja feito o registro da canção.

“Sempre fui apreciador de videoclipes e isso me instigou a querer mostrar os artistas da minha cidade da mesma forma que eu via em outras plataformas”, contou.


Junior é influenciado e até já participou do programa inglês Sofar Sounds, em que são gravados shows privados de artistas em mais de 400 cidades pelo mundo.

Outra referência para dar início ao WhoSession veio do coletivo audiovisual feminino Moviola, de Uberlândia, com qual Junior já pôde colaborar.

A primeira session ocorreu no ano de 2018 com o músico Lucas de Paula, da banda Pássaro Vivo, executando a canção “Gotas de Chuvas”, do antigo grupo O Berço.


A ideia ficou engavetada até o começo de 2020, pois ele ainda não tinha um nome para um projeto e sequer uma concepção estética imaginada.

Junior batizou o projeto de WhoSession (Seção Quem, em tradução livre) e com auxílio do diretor de arte e músico Ling B., foi criada a identidade visual do projeto.

Além de dar vida a ideia, Ling B. também inaugurou os vídeos do projeto com a canção autoral “Marí”, com uma levada bossa nova e MPB.


Em seguida, Junior gravou uma session da música “Cores Novas” de Gabriel Gonti e a pandemia do novo coronavírus teve início.

O WhoSession retornou com uma canção “Paredes” do artista Piëit, gravada com os devidos cuidados de higiene a afastamento social por conta da pandemia.

Na próxima quinta-feira (09), ocorrerá o lançamento da session feita com a canção “Apartá” da banda Pássaro Vivo.


Junior pretende que o canal se expanda e se torne uma plataforma para divulgação de músicas autorais de artistas independentes.

“Não existe um custo para a gravação dos vídeos, a única moeda de troca é a divulgação do projeto com os amigos e pelas redes sociais”, explicou Junior.

Para acompanhar e assistir os vídeos do projeto, é só assinar o canal do WhoSession no Youtube e seguir o perfil oficial no Instagram.

Além da WhoSession, Junior Silva também atua como fotógrafo de ensaios, eventos e shows e é fundador do projeto de nu artístico “Let’s Talk About”.

Postar um comentário

0 Comentários