Gabi Morato: do canto lírico aos palcos do The Voice

Por Caio Machado

Foto: Vinícius Henrique

Em 2017, uma patense de apenas 13 anos repercutia por todo país após conseguir com que Carlinhos Brown, Ivete Sangalo e Victor & Léo, jurados do programa global The Voice, virassem as poltronas durante a apresentação às cegas da jovem no show de calouros. Gabriela Letícia Morato, ou apenas Gabi Morato, iniciava ali a promissora trajetória musical.

Desde pequena Gabi sempre foi muito artística. Ela gostava de assobiar músicas pela casa e as pessoas a achavam muito intrigante. Aos quatro anos, quando ela era levada de carro para a escola, Gabi acompanhava as músicas que tocavam no rádio e sua mãe se impressionava pela maneira de como aquela menininha conseguia cantar tudo tão entonado.

Gabi cresceu como uma criança normal. Extrovertida, ela corria, pulava bastante e sempre era incentivada a fazer tudo que queria, frequentando aulas como natação e balé. Mas como a mãe era apaixonada por músicas antigas brasileiras, francesas e italianas, ela desenvolveu desde cedo o gosto pelo canto lírico.

Com sete anos de idade, Gabi Morato tentou entrar para o Coral Juvenil do Conservatório Municipal "Galdina Corrêa da Costa Rodrigues" e apesar da pouca idade, conseguiu ingressar. No grupo ela conheceu o regente e cantor lírico Sérgio Cunha, que foi crucial para o rápido desenvolvimento das técnicas vocais de Gabi.

Nessa época, ela já se considerava uma criança muito competitiva que estava sempre em busca de melhorar. Certa vez, Sérgio Cunha elaborou uma brincadeira e pediu para que os membros do coral escolhessem uma música para que se preparassem e apresentassem, na tentativa de que eles perdessem um pouco da timidez.


Devido à bagagem cultural e o interesse por canto lírico obtido com a mãe desde muito cedo, Gabi Morato preparou o coro italiano "Va, pensiero" do compositor de óperas Giuseppe Verdi (1813-1901). A performance impressionou Sérgio Cunha, que convidou Gabi para aulas particulares.

Por morar perto do conservatório, Gabi passava o dia inteiro por lá e além de canto, estudou teclado, adorava fazer solos e estar junto do pessoal. “Foi uma fase muito divertida em que eu ficava deslumbrada com as aulas de instrumentos. Sem contar que fiz amigos que irei levar para a vida toda”, contou.

A decisão de participar do The Voice aconteceu de forma natural e ela se inscreveu no site do Gshow, sendo convidada para a edição de 2017. Após passar por várias etapas, estreou na TV com a canção “Hollywood”, composta por Lucinha Lins para o filme “Os Saltimbancos Trapalhões”, de 1981, conseguindo uma vaga no Time Ivete.

“Participar do programa foi uma experiência incrível, de muito enriquecimento cultural e musical em que pude conhecer pessoas de vários países. Também tive contato com diversos estilos e técnicas de canto, além de conhecer diversos fonoaudiólogos, professores de canto e produtores musicais”, relatou Gabi.

Gabi pretende lançar músicas autorais e em 2020 começou a publicar covers no canal do YouTube e a focar na carreira musical. O último lançamento foi um cover da música “Dizeres" de Lourena e Sant, que ela gravou acompanhada do poeta DuArte. No Instagram, a música alcançou mais de 11 mil visualizações.

Prestes a completar 18 anos, Gabi Morato cursa o terceiro ano ensino médio e quando concluir pretende prestar o vestibular para o curso de Fonoaudiologia, pois ela já leciona canto em Patos de Minas e pretende instruir melhor os alunos, além de ser apaixonada pela área. Ela também revelou que futuramente pretende abrir a própria escola de música.

🦆

Este conteúdo foi possibilitado por diversos financiadores. Façam como eles e apoiem o jornalismo independente colaborando com doações mensais de a partir de R$5 no nosso financiamento coletivo do Catarse: http://catarse.me/jornaldepatos

Postar um comentário

3 Comentários

  1. MEU DEUS, QUE VOZ, NÃO SÓ MARAVILHOSA, MAS INESQUECÍVEL...

    ResponderExcluir
  2. Participei do início da carreira de Gabi Morato.
    Parabéns,sucesso na carreira.
    Luana

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!