Após reunião com Conselho de Cultura, prefeito volta atrás e recolhe PL que alteraria lei dos 3%

Por Caio Machado

 

Na tarde desta última quinta-feira (17), o prefeito Luís Eduardo Falcão (Podemos) se reuniu com membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Patos de Minas para discutir o projeto de lei nº 5.445/2022.

O projeto de lei havia sido apresentado à Câmara Municipal na última terça-feira (15) e previa alterações em artigos da nº 5.782, de 2 de agosto de 2006, de autoria do ex-vereador João Bosco de Castro Borges “Bosquinho”.

A lei, que obriga empresas que recebem terrenos da prefeitura para fins lucrativos, a doar anualmente 3% do valor do imóvel para o Fundo Municipal de Cultura, passaria a contemplar qualquer fundo ou projeto público em uma única parcela.

Após ser rechaçado por gestores culturais patenses e pelo vereador Professor Daniel Gomes (PDT), o prefeito se comprometeu a pedir o PL de volta para que ele possa ser reavaliado e adequado para o cumprimento da lei dos 3%.

Segundo o prefeito Luís Eduardo Falcão, a intenção é que a lei seja efetivamente cumprida, “porque da maneira que está ela nunca teve valor nenhum destinado ao Fundo Municipal de Cultura e nem a nada”.

Ele pretende agora trazer uma situação diferente e equilibrada para a lei, na intenção de atrair investimentos para Patos de Minas, para que o município não se torne menos competitivo que outras cidades.

Falcão frisou que é necessário valorizar a cultura, “mas também os idosos, os animais, as crianças e o adolescentes que também dispõe de conselhos que estão precisando”. Segundo ele, o projeto será reanalisado após ouvir as sugestões do conselho.

Fabiano Brandão, presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Patos de Minas, afirmou que após a nova análise haverá uma reunião aberta com o prefeito e membros do setor cultural para que ninguém seja prejudica e haja um acordo.

🦆

Apoie o jornalismo independente colaborando com doações mensais de a partir de R$5 no nosso financiamento coletivo do Catarse: http://catarse.me/jornaldepatos. Considere também doar qualquer quantia pelo PIX com a chave jornaldepatoscontato@gmail.com.

Postar um comentário

0 Comentários