Patense Filipe Mota é capa da Thrasher Magazine, maior revista de skate do mundo

 Por Caio Machado

O skatista patense de 17 anos Filipe Mota está na capa da edição número 525 da Thrasher Magazine. Na foto tirada por Michael Burnett, Filipe aparece chutando um kickflip e está prestes a encaixar um frontside blunt no corrimão da escadaria Hollywood High, um dos picos de skate mais famosos do mundo.

Fundada por Eric Swenson e Fausto Vitello e em circulação desde o ano de 1981, a Thrasher Magazine resiste ao declínio da editoração impressa como uma das únicas revistas de skateboard do mundo ainda em atividade. Figurar na capa da Thrashrer está no panteão das maiores conquistas do esporte radical popularizado na Califórnia na década de 60.

Nas redes sociais da revista foi publicado um vídeo com o exato momento em que Filipe Mota fica sabendo que seria capa da Thrasher Magazine, quando um homem que supostamente iria lhe entregar algumas pizzas chega na pista de skate em que ele estava treinando. Ao abrir uma das caixas, ele se depara com a revista, se emociona e é ovacionado pelos amigos.

Em dezembro de 2023, Filipe já havia aparecido na capa da Cemporcentoskate, única revista segmentada sobre skateboard que ainda é impressa no Brasil. A revelação de que ele estaria na capa da publicação nacional se deu enquanto ele participava do Super Crown 2023 da Street League, a maior competição de modalidade de rua do esporte no mundo.

Natural de Patos de Minas, Filipe Mota reside em Los Angeles, na California desde 2019. Ele começou a praticar o skateboard quando tinha apenas seis anos em Patos de Minas, encorajado pelo pai. De acordo com a plataforma The Boardr, hoje ele está entre os 125 skatistas de rua mais influentes do mundo e é patrocinado por empresas gigantes como a Nike e a Monster, marca de energéticos da Coca-Cola.

Além da Street League, Filipe Mota já disputou os maiores campeonatos de skateboard street, como STU, Tampa AM, Battle At The Berrics e atualmente pleiteia uma por uma vaga nos jogos Olímpicos de Paris, previstos para ocorrerem entre 26 de julho a 11 de agosto de 2024. No Instagram, Filipe Mota atualmente conta com 409 mil seguidores, dentre eles Tony Hawk e Paul Rodriguez.

🦆

Apoie o jornalismo independente colaborando com doações mensais de a partir de R$5 no nosso financiamento coletivo do Catarse: http://catarse.me/jornaldepatos. Considere também doar qualquer quantia pelo PIX com a chave jornaldepatoscontato@gmail.com.

Postar um comentário

0 Comentários