Por Caio Machado
Imagem: CBSK |
O skatista patense de 16 anos Filipe Mota participa a partir desta quinta-feira (20), da última etapa classificatória para os jogos olímpicos de Paris, que acontecem entre 26 de julho a 11 de agosto de 2024 na capital francesa.
Filipe Mota está em Budapeste na Hungria para disputar a modalidade de skate street masculino junto de outros quatro skatistas brasileiros. Felipe Gustavo, que ficou na décima colocação nas olimpíadas de Toquio em 2021, o estreante Gabryel Aguilar, Giovanni Viana, que esteve na décima segunda colocação nas olimpíadas anteriores e Kelvin Hoefler, que obteve a medalha de prata.
O skate é disputado em duas modalidades nos jogos olímpicos: street e park, ambos separados por categorias masculinas e femininas. Nesta última etapa qualificatória, 44 skatistas de cada modalidade seguirão para as 22 vagas que irão disputar os jogos em Paris. Com exceção do país-sede, que contará com uma vaga dedicada, cada país poderá ter apenas três skatistas por modalidade.
De acordo com a Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSK), o objetivo é repetir o desempenho em Tóquio, em que o país conseguiu qualificar o máximo possível de atletas para a disputa olímpica e ainda voltar para casa com três medalhas.
Das doze possibilidades de brasileiros que poderão se qualificar para Paris 2024, a skatista de 16 anos Rayssa Leal, que lidera a modalidade de skate street feminino já está matematicamente classificada após vencer o primeiro Olympic Qualifier Series da história, que aconteceu no mês de maio em Xangai. Prata nas Olimpiadas de Tóquio, a maranhense é a favorita ao pódio em 2024.
Filipe Mota começou a carreira como skatista amador em Patos de Minas aos seis anos de idade. Desde 2019, reside em Los Angeles, na California e já participou das maiores competições de skate da modalidade de rua, como Street League, Tampa e até mesmo da disputa de manobras de solo, Battle At The Berrics.
No momento ele ocupa a trigésima segunda posição no ranking dos 44 skatistas que irão disputar a modalidade street masculino da Olympic Qualifier Series em Budapeste até o dia 23 de junho. A competição decisiva será transmitida ao vivo pelo site olympics.com e no canal de Youtube CazéTV. Nesta quinta-feira, a etapa de street masculino terá início às 11h35min, horário de Brasília.
🦆
Apoie o jornalismo independente colaborando com doações mensais de a partir de R$5 no nosso financiamento coletivo do Catarse: http://catarse.me/jornaldepatos. Considere também doar qualquer quantia pelo PIX com a chave jornaldepatoscontato@gmail.com.
0 Comentários
Obrigado por comentar!