Matheus Alves lança livro “Crimes Digitais” por editora belorizontina Dialética

Por Caio Machado


O patense Matheus de Araújo Alves lançou nesta última sexta-feira (09), o livro “Crimes Digitais” pela editora belorizontina Dialética. A obra aborda os tipos de delitos penais no âmbito da internet e as consequências dos mesmos, fora dela.

Segundo o autor, o livro é um trabalho técnico-jurídico e também expõe os riscos coletivos no meio digital e como parte da sociedade não segue regras e comete crimes por meio do anonimato na rede, que muitas das vezes, garante impunidade.

Além de apresentar princípios processuais penais, a obra faz um paralelo ao chamado “Instituto da Prova”, discutindo a possibilidade do uso de dados digitais em um processo, e como isso pode conflitar com direitos individuais como o da privacidade.

O livro é indicado não só para pessoas do ramo do Direito, mas também para todos que se interessem pela área tecnológica, bem como comportamental e também pela segurança da informação.

Matheus Alves/Acervo Pessoal

Matheus explica que o livro surgiu em 2018, quando fazia mestrado pela FUMEC, em BH e ao mesmo tempo, graduava-se em Sistemas de Informação. Ele uniu as duas áreas na dissertação e até chegou a ministrar palestras sobre o assunto.

O convite para publicar o livro ocorreu no meio deste ano pela Editora Dialética. Devido à crise sanitária do novo coronavírus, o livro não foi lançado formalmente, mas o pesquisador pretende realizar um lançamento em Patos de Minas em 2021.

Graduado em Direito pelo Unipam, Matheus é professor de Direito Penal e Direito Constitucional. Mestre em Instituições Sociais, Direito e Democracia pela Fumec, ele é doutorando em direito penal pela Universidad de Buenos Aires e ciências jurídico-criminais pela Universidade de Lisboa, onde reside atualmente.

“Crimes Digitais” pode ser obtido pelo site oficial da Editora Dialética, no link a seguir: https://www.editoradialetica.com/product-page/crimes-digitais. Em breve o livro estará disponível em marketplaces diversos e em formato digital pela Amazon.


Apoie o jornalismo independente e colabore com doações mensais de a partir de R$1,99 no nosso financiamento coletivo do Padrim: https://padrim.com.br/jornaldepatos

Postar um comentário

1 Comentários

Obrigado por comentar!