Semana Estadual de Incentivo à Leitura terá palestras online e exposições de artistas patenses

Por Caio Machado


Dentre os dias 19 a 23 de abril acontecerá a I Semana Estadual de Incentivo à Leitura (SEIL), celebrando o aniversário de 300 anos do Estado de Minas Gerais. Patos de Minas está entre as cidades selecionadas que irão realizar eventos em comemoração à data.

O evento é realizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), e engloba mais de 30 bibliotecas públicas e comunitárias, sendo uma delas, a Biblioteca Pública João XXIII, em Patos de Minas.

Durante a semana, diversos artistas patenses de todos os segmentos participarão da programação, por meio de exibições, apresentações e shows online. Dentre eles, a artista plástica Lúcia Tredezini, o músico Fabrício Henrique, etc.

Nesta segunda-feira (19), às 15h, o evento terá abertura com a palestra “Patos de Minas no Universo das “Minas Gerais” – Aspectos que Vão Além de seus 153 anos” será ministrada no Google Meet pelo historiador Alessander Freitas do Amaral.

Na mesma data, o professor Carlos Roberto apresentará a palestra “300 Anos de Literatura Mineiriana: Principais Referências e Abordagens”, às 16 horas, também pela plataforma Google Meet.

Na terça-feira (20), às 15h, acontecerá a palestra “A Natureza Conta sua História – Patrimônio Cultural: o que se perdeu nesses 300 anos?”, no canal do Youtube da Biblioteca João XXIII, com o professor Saulo Gonçalves Pereira.

“300 Anos de Africanidades em Minas – Contribuições para a Formação e Manutenção das Manifestações Culturais Mineiras” é a entrevista com Omar Gonçalves do Amaral que acontecerá na quarta-feira (21), às 15h, no YouTube.

A entrevista contará com a colaboração de Maria Teresinha de Faria (Terê Faria) e também ocorrerá a apresentação do projeto que originou o livro “A Caixa de Dandara”, da escritora Eliane Alves Silva.

Antônio de Oliveira Mello falará sobre lendas e folclores em Minas Gerais a partir das 15h da quinta-feira (22), também por meio do canal oficial do YouTube na Biblioteca João XXIII.

Na sexta-feira (23), último dia do evento, haverá uma exposição do trabalho de diversos artistas patenses. A escritora Cátia de Castro Dias fará a leitura do livro “Laços e encantos” e haverá uma mostra da obra do artista plástico José Vilmar da Silva.

O trabalho do escritor e fotógrafo Lívio Soares de Medeiros também será apresentado e haverá uma homenagem póstuma ao cidadão e escritor “Nêgo Moreira”, contadas pelos próprios filhos. Tudo acontecerá pelo YouTube.

Mais informações sobre a I Semana Estadual de Incentivo à Leitura podem ser obtidas nas redes sociais da Biblioteca Pública João XXIII ou no portal da Secretária de Estado de Cultura e Turismo.

🦆

Apoie o jornalismo independente colaborando com doações mensais de a partir de R$5 no nosso financiamento coletivo do Catarse: http://catarse.me/jornaldepatos. Considere também doar qualquer quantia pelo PIX com a chave jornaldepatoscontato@gmail.com.

Postar um comentário

0 Comentários