“Vista Sua Armadura Mais Bonita”: álbum de estreia dos Espelhos de Okê é psicodélico, espiritual e dançante

Por Caio Machado


Lançado nesta sexta-feira (29), o álbum de estreia dos Espelhos de Okê já está disponível nas principais plataformas de streaming para audição completa. “Vista Sua Armadura Mais Bonita” traz os primeiros singles do grupo e três canções inéditas: a faixa título, “Desperto” e “Deslize”.

Com todas as faixas assinadas por Flavy Matos, vocalista idealizadora do projeto criado em 2020, “Vista Sua Armadura Mais Bonita” é uma ode à natureza. As faixas “Yeyê Okê”, “Bomba Viva” e “Doce é manga” lançadas anteriormente como single já previam o que estava por vir.

A primeira música recebe o nome do álbum e reúne todos os elementos que caracterizam a identidade dos Espelhos de Okê: a estética psicodélica sessentista que remete aos primórdios londrinos e ao tropicalismo brasileiro, a levada afrobeat e os acordes da música popular brasileira.

Em “Desperto”, o instrumental misterioso criado pelas guitarras cheias de eco e o suingue quebrante da linha de baixo e bateria, evocam timbres de dub e trip hop. A faixa conta com as vozes de todos os Espelhos de Okê numa letra pungente sobre dormir, amplificada com um solo de escaleta.

Alan Girardeli, Ciro Nunes, Flavy Matos, Marcella Melgaço, Zé Vitor Braga e Alexandre Rosa / Renise Silva

Intimista e provocante, “Deslize” foi a canção escolhida para finalizar o disco. Entre arranjos inundados de repetições e flautas esvoaçantes, estão as vocalizações e backing vocals de Cello Soares, ator teatral e vocalista do grupo Pássaro Vivo, que emprestou as vozes para a penetrante música.

Por meio de um olhar interno do coletivo de artistas que compõem os Espelhos de Okê, “Vista Sua Armadura Mais Bonita” externaliza o autoconhecimento por meio de temas que dialogam sobre ancestralidade negra e o medo de viver em contraste à profunda necessitar de experimentar tudo o que for possível.

Produzido e mixado por Alan Delay no Estúdio Daumrec, o álbum foi masterizado por Bruno Giorgi e teve a produção artística assinada por Flavy Matos, Marcella Melgaço, Zé Vitor Braga e Gabriel Marchetto, este último, que também é o responsável por ilustrar a capa do disco.

Fazem parte dos Espelhos de Okê: Flavy Matos (voz), Alan Girardeli (baixo e sintetizadores), Alexandre Rosa (violão e guitarra), Ciro Nunes (bateria e flauta), Zé Vitor Braga (performance, voz e percussão) e Marcella Melgaço (performance e voz).


🦆

Apoie o jornalismo independente colaborando com doações mensais de a partir de R$5 no nosso financiamento coletivo do Catarse: http://catarse.me/jornaldepatos. Considere também doar qualquer quantia pelo PIX com a chave jornaldepatoscontato@gmail.com.

Postar um comentário

0 Comentários