Coletivo Mada inicia clube de leitura coletiva com obra de Djamila Ribeiro

 Por Caio Machado

A partir das 19h desta quarta-feira (14/05), o Coletivo Mada promoverá o primeiro encontro de um clube de leitura coletiva no Museu da Cidade de Patos de Minas (MuP). A obra escolhida para o evento literário é Pequeno Manual Antirracista, da escritora santista Djamila Ribeiro, que apresenta onze lições de enfrentamento ao racismo em pouco mais de cem páginas.

“A ideia é ler alguns trechos do livro juntos e, a partir deles, puxar reflexões e trocas reais com base no que cada um viveu. Esse formato é mais democrático, porque ninguém precisa ter o livro em mãos, muito menos tê-lo lido antes. Vamos construir essa leitura coletiva juntos, na hora, de forma acessível e potente”, explica Rugério Vaz, poeta e integrante do coletivo.

O primeiro encontro do clube de leitura coletiva do Coletivo Mada é gratuito e acontece no Museu da Cidade de Patos de Minas (MuP), localizado na Avenida Getúlio Vargas, nº 118, Centro, ao lado do Teatro Municipal Leão de Formosa. Para mais informações, siga @coletivomada ou entre em contato pelo telefone (34) 99811-1746 (Élida Abreu).

Sobre o Coletivo Mada
Criado em 2020, durante a pandemia da covid-19, o coletivo tem como tônica a luta antirracista em Patos de Minas e foi batizado em homenagem a Madalena Gordiano, mulher preta que foi mantida em condição análoga à escravidão por quase quatro décadas por uma família patense — história revelada por uma reportagem do Fantástico, em novembro de 2020.

Caio Machado é bacharel em Jornalismo pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Pós-graduado em Jornalismo Digital, além de editor-chefe do Jornal de Patos é produtor musical e artista independente.

🦆

Apoie o jornalismo independente colaborando com doações mensais de a partir de R$5 no nosso financiamento coletivo do Catarse: http://catarse.me/jornaldepatos. Considere também doar qualquer quantia pelo PIX com a chave jornaldepatoscontato@gmail.com.

Postar um comentário

0 Comentários